ENJOY OUR SUMMER PACK AND SAVE €70.00 WITH THE HDBSUMMER COUPON ENJOY OUR SUMMER PACK AND SAVE €70.00 WITH THE HDBSUMMER COUPON

Blog

Qual é melhor hora para treinar quando o objetivo é perder peso?

Qual é melhor hora para treinar quando o objetivo é perder peso?

Os estudos relacionados sobre qual é a melhor hora para fazeres exercício não são unânimes. Em baixo vamos apresentar algumas conclusões de alguns estudos recentes, onde encontramos um padrão entre investigadores. O importante é a consistência na prática de exercício físico independentemente de um horário específico!

Vantagens de fazeres exercício de manhã
As pesquisas sugerem que se fizeres exercício nas primeiras horas da manhã pode ter um efeito positivo ao longo do dia no sentido em que podes ter menos apetite, como também é mais fácil de tornares o exercício um hábito. Um estudo publicado em 2019 no Journal of Physiology descobriu que o exercício às 7 horas da manhã pode mudar o teu relógio biológico, o que significa que vais estar mais alerta pela manhã e ficarás cansado no início da noite, preparando o teu corpo para descansares o suficiente e voltar à mesma rotina no dia seguinte.

Além disso, a prática de exercício é um ótimo redutor de stress, o que pode aumentar a tua produtividade mental ao longo dia.

Entretanto, se não és uma “morning person” não deves forçar, porque o mesmo pode tornar-se num factor desmotivador porque não aplicamos o mesmo nível necessário de empenho.

Tardes
A diferença entre te exercitares no período da tarde é pouca em relação a manhã. Podes ter um grande boost de performance, visto que já tomaste pelo duas refeições a essa altura do dia. Além disso pode ajudar-te na tua atenção e produtividade que por norma tem uma quebra no período da tarde.

Noites
Para a grande maioria das pessoas a única forma de conciliar a prática de exercício com uma vida exigente e cheia de compromisso é no período da noite. Deves ter atenção se o tipo de exercício e atividade não causa perturbações no teu sono(factor importante no que toca ao à perda de peso). Ou seja, deves optar por fazer atividade algumas horas antes de dormir e realizar refeições leves. Existem algumas práticas recomendadas como yoga que ajudam a melhorar qualidade do sono quando feitas no período noturno.

Encontrares um horário para te exercitares dentro da tua rotina profissional e familiar já pode ser bastante desafiador, mas a coisa mais importante rumo a vida mais saudável é conseguir encaixar a regularidade no nosso dia a dia. Portanto, adequa a melhor hora de fazeres exercício consoante os teus horários diários para que conseguias atingir a consistência necessária para obteres os resultado que pretendes.

*O conteúdo acima são meras sugestões. Recomendamos que procures o teu profissional de nutrição e educação física para que te possa passar uma dieta e rotina de treinos de acordo com as tuas necessidades físicas e mentais.

en